O bilionário Elon Musk moveu um processo contra a OpenAI, empresa responsável pelo Chat GPT, e seus cofundadores Sam Altman e Greg Brockman. Segundo a Reuters, Musk alega que ambos abandonaram a missão original da empresa de desenvolver inteligência artificial para benefício das pessoas, priorizando apenas o lucro.
A ação judicial afirma que Musk teria sido convidado para ajudar a criar uma empresa sem fins lucrativos. O documento foi apresentado nesta quinta-feira (29) em um tribunal de São Francisco, nos Estados Unidos.
Em 2015, Musk foi um dos fundadores da OpenAI, uma organização que pretendia desenvolver programas de inteligência artificial generativa de “código aberto”, permitindo acesso a qualquer pessoa. Além disso, o objetivo era evitar a dominação da tecnologia pelo Google.
No entanto, Musk deixou a OpenAI em 2018 e desde então tem sido crítico da empresa. No ano passado, ele fundou outra empresa de inteligência artificial, a xAI. Ele alega que tanto a Microsoft quanto a OpenAI estão se concentrando apenas nos lucros das ações, em vez do propósito inicial da empresa.
A parceria da Microsoft com a OpenAI, para desenvolver ferramentas de inteligência artificial, envolve um investimento de US$ 13 bilhões (R$ 64,7 bilhões). Musk solicita que o modelo de IA GPT-4 seja retirado da licença concedida à investidora.
Até o momento, a OpenAI, a Microsoft e Elon Musk não fizeram comentários públicos sobre o assunto.