Em fevereiro, o Inpe registra quase 3 mil focos de incêndio na Amazônia

De acordo com os dados fornecidos pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a Amazônia está enfrentando um recorde alarmante de focos de incêndio neste mês de fevereiro. As informações coletadas pelo órgão vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia apontam para 2.924 pontos de queimadas detectados por imagens de satélite até o dia 26 deste mês. Esse número representa o mais alto já registrado desde 1999.

Comparativamente ao mês de fevereiro do ano anterior, quando foram registrados 734 focos de incêndio, a Amazônia viu um aumento drástico de 298% em apenas um ano. É importante ressaltar que os dados do Inpe são atualizados diariamente, o que significa que o número de focos de incêndio pode aumentar até o final do mês, na quinta-feira (28).

Alguns picos de incêndio foram identificados em diversas regiões da floresta do Estado do Amazonas durante o segundo semestre de 2023. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou ter contratado mais brigadistas para enfrentar a situação, porém reconheceu que ainda seriam insuficientes para conter as chamas.

Embora o desmatamento em 2023 tenha diminuído pela metade, a incapacidade de prevenir incêndios tem gerado pressão sobre o governo, que prometeu priorizar a proteção ambiental como uma de suas principais agendas.

Deixe um comentário