As Forças Estaduais de Segurança detiveram 105 infratores até a madrugada deste domingo (11) nos circuitos oficiais do Carnaval de Salvador. Patrulhas da Polícia Militar (PMBA) e equipes disfarçadas da Polícia Civil (PC) intensificaram a atuação contra grupos envolvidos em roubos, furtos e conflitos. O balanço foi apresentado em coletiva realizada neste domingo.
A Polícia Civil autuou 91 indivíduos por diferentes crimes, incluindo roubo, furto, tentativa de latrocínio, importunação sexual, agressão contra mulheres e tráfico de drogas. Além disso, 14 pessoas foram detidas com o auxílio do Reconhecimento Facial na festividade em Salvador.
Os foragidos da justiça enfrentam processos por homicídio, tráfico de drogas, roubo e dívida de pensão alimentícia. Após três dias de festa, os casos de roubo e furto apresentaram uma redução de 30% nos três circuitos oficiais.
Durante o período das 19h de sábado (10) às 7h da manhã deste domingo (11), foram confiscados 1.653 itens proibidos nos 42 pontos de abordagem dos circuitos do carnaval, com mais de 1,9 milhão de pessoas passando pelos portais. Entre elas, a cantora Anitta, disfarçada de personagem de um filme, atravessou a abordagem com bom humor.
Em três dias de festa oficial, já foram retirados de circulação 3.692 objetos e mais de 4,6 milhões de pessoas acessaram os portais. Houve também o registro de 29 ocorrências relacionadas a drogas, totalizando 96 desde o primeiro dia, e mais uma prisão em flagrante por roubo, totalizando seis nos três dias. A Superintendência de Telecomunicações (Stelecom) relatou oito capturas com reconhecimento facial, totalizando 14 até este domingo.
Os foliões de um bloco tradicional desfilaram pela primeira vez no sábado e respeitaram a proibição do uso de pistolas de água durante a abordagem. O público tem demonstrado entendimento quanto à importância dos portais no Carnaval de Salvador e tem cooperado, inclusive nas filas, destacou o coordenador dos portais, tenente-coronel Ricardo Mattos.
O monitoramento em tempo real dos acessos pelos portais de abordagem também evitou a superlotação de um trecho do Farol da Barra por volta das 18h30 de sábado (10), causado pelo atraso de cerca de três horas na saída de trios com as principais atrações do carnaval.
Após a recomendação do Corpo de Bombeiros, o Comando de Operações Policiais Militares (COPPM) fechou quatro postos de abordagem entre o Barra Vento e o Farol da Barra, impedindo mais pessoas de acessarem aquele trecho. Em menos de duas horas, mais de 52 mil pessoas acessaram esses espaços, segundo a ferramenta de contagem de acesso da Superintendência de Gestão Tecnológica e Organizacional (SGTO) da SSP.
“A medida da PMBA foi necessária para a segurança das pessoas naquele local”, afirmou o tenente-coronel Mattos, coordenador dos portais de abordagem.