Endividamento das famílias sobe para 76,4% em fevereiro, aponta CNC

O nível de inadimplência das famílias apresentou queda pelo terceiro mês seguido em fevereiro, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor da CNC. No entanto, o endividamento voltou a crescer após dois meses de redução, indicando que muitas famílias estão recorrendo a novos créditos com melhores condições para liquidar dívidas anteriores.

No mês de fevereiro, 76,4% das famílias tinham algum tipo de dívida, um leve aumento de 0,3 ponto percentual em relação a janeiro, mas uma redução de 1,5 ponto percentual na comparação anual. Já a inadimplência, que considera débitos em atraso, caiu para 28,6%, enquanto o percentual de famílias sem condições de quitar suas dívidas recuou para 12,3%.

Para José Roberto Tadros, presidente do Sistema CNC, a queda nas taxas de juros pode estar estimulando as famílias a renegociarem dívidas mais antigas. O estudo também apontou uma diminuição nos atrasos superiores a 90 dias e no número de famílias com mais da metade da renda comprometida com pagamentos de dívidas.

Deixe um comentário