Em 2023, o Brasil registrou um crime de estupro a cada seis minutos, totalizando 83.988 casos de estupros e estupros de vulneráveis, um aumento de 6,5% em relação ao ano anterior. Esse dado alarmante foi divulgado nesta quinta-feira (18) pelo 18º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, produzido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
A maioria das vítimas são mulheres, e os agressores, na maior parte das vezes, estão dentro do próprio lar. O relatório destaca um aumento preocupante em todas as modalidades de violência contra a mulher no país, com quase a totalidade dos agressores sendo do sexo masculino.
Dos casos registrados, 76% correspondem ao crime de estupro de vulnerável, que, segundo a legislação brasileira, inclui a prática de conjunção carnal ou ato libidinoso com menores de 14 anos ou com pessoas incapazes de consentir por qualquer motivo, como deficiência ou enfermidade.
Esses dados sublinham a urgente necessidade de políticas públicas mais eficazes e de uma maior conscientização sobre a violência sexual, visando proteger as vítimas e punir severamente os agressores.