Ex-CEO das Americanas é liberado em Madri, mas deve permanecer na Espanha

Neste sábado (29), o ex-CEO das Lojas Americanas, Miguel Gutierrez, foi liberado em Madri, Espanha, após ter sido preso na sexta-feira (28) em uma operação deflagrada pela Polícia Federal no Brasil.

Em nota, a defesa do executivo informou que ele “se encontra em sua residência em Madri, na Espanha, no mesmo endereço comunicado desde 2023 às autoridades espanholas”. A defesa afirmou ainda que Gutierrez se defenderá das “alegações originadas por delações mentirosas”. Investigadores brasileiros que acompanham o caso na Espanha informaram à TV Globo que Gutierrez passou por uma audiência de custódia às 10h deste sábado (29), horário local (5h, horário de Brasília).

Com a soltura, Miguel Gutierrez terá que cumprir uma série de obrigações impostas pela Justiça espanhola: comparecer em juízo a cada duas semanas, entregar seu passaporte às autoridades e se comprometer a não deixar a Espanha. Na quinta-feira (27), a Polícia Federal deflagrou a operação Disclosure contra fraudes contábeis nas Lojas Americanas, com um rombo estimado em R$ 25 bilhões. Gutierrez nega qualquer irregularidade. Foram emitidos mandados de prisão contra Gutierrez e Anna Christina Ramos Saicali, uma de suas diretoras, que continuava foragida até a manhã deste sábado (29).

Deixe um comentário