Charles 3º e sua família dão último adeus à monarca que governou o Reino Unido por 70 anos
Ícone de uma era, Elizabeth 2ª, que faleceu após um reinado de 70 anos, recebeu nesta segunda-feira (19) um último adeus em um imponente funeral de Estado na Abadia de Westminster, na presença de governantes de todo o mundo, antes de ser enterrada em uma cerimônia privada em Windsor.
O evento reservado à família real conta com a presença do rei, seus filhos, noras, netos, antigos e atuais membros da família da rainha, governadores gerais e primeiros-ministros do Reino Unido e da Commonwealth.
O serviço desta cerimônia é conduzido pelo Reitor de Windsor, com orações feitas pelo Reitor de Sandringham, pelo Ministro de Crathie Kirk e pelo Capelão de Windsor Great Park. O coro da Capela de São Jorge fornecerá música para o serviço.
Antes do hino final do serviço, a coroa do Estado Imperial, o orbe e o cetro são removidos do caixão da rainha e colocados no altar. Ao final do hino, o rei colocará a bandeira regimental dos Guardas Granadeiros no caixão da rainha. O lord Chamberlain então “quebrará” sua Varinha do Ofício e a colocará no caixão da rainha, que será baixado para a Abóbada Real da Capela de São Jorge. O culto se encerra com o canto do hino nacional.