A polícia federal americana (FBI) está investigando uma possível tentativa de assassinato contra o ex-presidente Donald Trump, ocorrida neste domingo (15) em seu clube de golfe na Flórida. O incidente aconteceu nove semanas após o ex-presidente sofrer um atentado em um comício. Em um e-mail enviado a seus apoiadores, Trump garantiu que está bem e seguro. Um suspeito foi preso pelas autoridades.
O homem detido, identificado como Ryan Wesley Routh, de 58 anos, foi visto com um rifle próximo ao campo de golfe, entre 400 e 500 metros de Trump. Agentes do Serviço Secreto, responsáveis pela proteção do ex-presidente, avistaram Routh portando um fuzil AK-47. Um dos agentes disparou, fazendo com que o suspeito largasse a arma. Routh tentou fugir em um SUV, abandonando o rifle, duas mochilas, uma mira telescópica e uma câmera GoPro. O motivo da tentativa ainda não foi esclarecido.
Em um e-mail para seus seguidores, Trump escreveu: “Houve disparos perto de mim, mas antes que os rumores se espalhem, quero que saibam por mim: EU ESTOU SEGURO E BEM!” A audiência de detenção de Routh está marcada para a próxima segunda-feira, e ele permanecerá preso até o julgamento, segundo informações da CNN.
De acordo com registros do Departamento de Correção de Adultos da Carolina do Norte, Routh foi condenado em 2002 por posse de uma arma de destruição em massa.