O Teatro Castro Alves (TCA), fechado desde o dia 25 de janeiro deste ano, após o incêndio que atingiu parte de sua estrutura, ainda não tem data para reabertura. A impossibilidade de uso da Sala Principal já afeta a rotina de espetáculos na capital baiano e a vida dos produtores de teatro.
Em comunicado oficial encaminhado ao Metro1, a Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBa) informou que foram instituídos o Comitê Gestor e o Comitê Executivo de Modernização, para coordenar os estudos de elaboração e implementação do projeto de requalificação da Sala Principal.
Segundo a Secult, o projeto é a etapa conclusiva do processo de requalificação do complexo TCA, iniciado com a reforma da Concha Acústica (2016), da Sala do Coro (2018) e agora com a sala principal e o foyeur.
O Comitê Gestor será coordenado pelo secretário da Casa Civil, Afonso Florence, e composto pelo secretário de Cultura, Bruno Monteiro, além da secretária de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Jusmari Oliveira e pela Procuradora-Geral do Estado, Bárbara Carmadelli. Já o Comitê Executivo será formado por um representante da Casa Civil, um da Secretaria de Cultura e um da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), todos servidores indicados pelos titulares das pastas.