Feira de Santana: suspende aplicação da vacina BCG por falta de seringas

Todas as crianças tem indicação para tomar a vacina BCG no primeiro mês de vida.

O município de Feira de Santana deixou de aplicar a vacina BCG por falta de seringas. Todas as crianças tem indicação para tomar a vacina BCG no primeiro mês de vida.

O secretário de Saúde de Feira, Marcelo Britto, informou, que a falta de vacinas se deve ao aumento da demanda por agulhas mais finas. Pois esta atualmente tem grande utilização do imunizante da Pfizer contra a Covid-19.

“Muito parecida com a vacina da Pzifer, a BCG tem quantidade muito pequena de dosagem, de metade de um mililitro, e não se pode correr o risco de aplicar a mais, senão a criança pode ter problema por causa da utilização indevida. Por isso que a gente precisa usar seringa especial, que era entregue junto com a vacina pelo Núcleo Regional de Feira de Santana e pela Sesab [Secretaria da Saúde do Estado da Bahia], que nos avisou que também estava com dificuldade”, explicou o secretário.

Além disso, ele afirmou que a prefeitura de Feira e a Sesab tentam comprar o insumo na Bahia, em outros estados e com empresas no exterior.

Deixe um comentário