O influenciador e youtuber Felipe Neto terá que indenizar em R$ 5 mil uma mulher por divulgar e comentar em público uma mensagem enviada por ela, de maneira privada. A interação foi realizada em maio de 2020, durante o início das restrições sanitárias em combate à pandemia de Covid-19.
A decisão foi divulgada pelo Tribunal de Justiça de Santa Catanarina (TJSC) – cidade onde a mulher que deve ser indenizada mora – na quarta-feira (24) e cabe recurso. A mensagem em questão foi enviada em resposta a um pedido de Felipe Neto sobre isolamento social e vacinas contra o vírus, realizado em uma rede social. A mulher teria argumentado que o correto seria a não realização do lockdown: “Com toda a certeza tem que deixar tudo aberto, o que tiver que acontecer vai acontecer, não adianta prorrogar o inevitável”, dizia o texto enviado por ela.
O youtuber então expôs a mensagem, em uma outra rede social, com a seguinte legenda: “Faço questão de divulgar. Assim, as pessoas próximas vão saber que essa é uma pessoa que caga para a ciência e acha que tem que lotar o sistema de saúde e morrer milhares de pessoas SIM. Eu nunca vi tanta gente desumana na minha vida”.
No processo, a mulher alegou que devido o posicionamento de Felipe, teve a rede social invadida por ofensas, o que teria resultado em um “linchamento virtual”. Também argumentou que precisou de ajuda psiquiátrica para lidar com a situação.