A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apontou que o fluxo de veículos nas rodovias da Bahia irá aumentar em até 15% por conta do período de Carnaval, em relação à média dos dias normais. Para poder fiscalizar o movimento, a corporação montou a Operação Carnaval 2024 que vai atuar em quase 8 mil quilômetros da malha federal. A ação inicia nesta sexta-feira (9) e vai até a quarta-feira de cinzas (14).
O pico do tráfego de saída para o feriado deve acontecer entre o fim da tarde e início da noite desta quinta-feira (8) e na manhã da sexta (9). O de retorno deve ter um aumento durante a tarde e a noite de terça-feira (13), além de um fluxo intenso na quarta de cinzas.
Para a operação haverá a presença ostensiva dos agentes em locais estratégicos, nos considerados pontos críticos, nos quais observa-se maior incidência de acidentes, criminalidade e infrações. A PRF também já intensificou a fiscalização em infrações mais registradas durante os feriados e períodos, como a falta do uso do cinto de segurança, a embriaguez e o uso do celular ao volante.
Outro levantamento é o da concessionária Via Bahia, responsável por trechos da BR-116 e BR 324. Esta última deve ter um aumento de fluxo em 4,3%. É esperado um aumento significativo do fluxo na sexta-feira (9) entre as 7h às 12h e das 14 às 18h, no sentido Feira de Santana. Na terça-feira (13), o movimento deverá aumentar das 16h às 18h, no sentido Salvador.