A SpaceX cancelou o lançamento do Starship, foguete mais poderoso da história, que iria ocorrer nesta segunda (17). Um problema numa válvula que foi congelada durante a preparação do lançamento fez com que a empresa de Elon Musk optasse por não continuar com a operação. Com a base de lançamento em Boca Chica, no Texas, a SpaceX havia marcado o lançamento para às 9h, no horário de Brasília.
Porém, 15 minutos antes do lançamento, após os tanques terem sido abastecidos, a SpaceX detectou um problema de pressurização em um dos lançadores. A companhia manteve todos os testes no chão mesmo sem o voo para coleta de dados. Uma nova data para o voo ainda não foi confirmada, mas a janela de lançamento é de, no mínimo, 48 horas – Musk afirmou que uma nova tentativa será feita em alguns dias.
No Twitter, Elon Musk postou o ocorrido. “Uma válvula de pressurização parece estar congelada, portanto, a menos que comece a operar em breve, não haverá lançamento hoje”, afirmou. A válvula realmente não funcionou, e o lançamento foi cancelado
O equipamento é considerado como o mais poderoso da história. Ele conta com 120 metros e bateu os recordes de capacidade em transporte espacial de mais de cem toneladas ao espaço –algo como levar um Boeing 747 com a área de carga cheia.