Um homem foragido da justiça por homicídio qualificado foi preso no sábado (3), na BR-101, na região de Santo Antônio de Jesus (SAJ), no Recôncavo Baiano, com cinco cães encontrados em condições de maus-tratos. A prisão ocorreu durante uma fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Ao solicitarem os documentos do motorista e da passageira do veículo, os agentes verificaram que o condutor tinha um mandado de prisão em aberto por homicídio qualificado, expedido pela Vara de Justiça de Camamu, no baixo sul da Bahia. A PRF não forneceu mais detalhes sobre o crime.
Durante a inspeção no veículo, os policiais encontraram os cinco cães no porta-malas, em um ambiente escuro, sem ventilação, submetidos a altas temperaturas e em estado de debilidade.
O homem, de 36 anos, afirmou aos policiais que os animais vinham de uma roça e seriam levados para Salvador. Sua identidade não foi divulgada.
Segundo a PRF, as condições em que os cães foram encontrados configuram o crime de maus-tratos a animais domésticos, de acordo com a Lei de Crimes Ambientais, que prevê pena de reclusão de dois a cinco anos, além de multa e proibição de manter animais sob sua guarda.
O motorista foi encaminhado à Delegacia de Polícia Judiciária de Santo Antônio de Jesus, onde serão tomadas as providências legais.