A Fundação Cultural do Estado da Bahia, através do Centro de Formação em Artes (FUNCEB/CFA), realiza o Cortejo Artístico Sob o Sol da Liberdade, nesta terça (22), das 15h às 18h, passando pelas ruas do Centro Histórico, em celebração ao dia da Cultura Popular, ampliando as comemorações voltadas ao bicentenário da Independência do Brasil na Bahia.
Para a coordenadora do Curso preparatório da Escola de Dança da FUNCEB, Rose Bárbara, “a atividade reitera as ações do Centro de Formação em Artes da FUNCEB, que atua desde a sua criação na formação, difusão, pesquisa e memória das danças de matrizes africanas”.
“O cortejo artístico reforça a relevância da implementação de um espaço exclusivo para tensionar as experiências, temáticas e técnicas que transitam nas práticas educativas e estéticas das danças populares e afro-brasileiras”, comenta.
O Cortejo Artístico Sob o Sol da Liberdade retoma os tradicionais cortejos que aconteciam no Centro Histórico, como forma de manter viva a cultura no Pelourinho. A ação visa oferecer um encontro entre a comunidade escolar e os grupos culturais da comunidade do Pelourinho, promovendo o intercâmbio e reafirmando o compromisso da Fundação Cultural do Estado da Bahia com os movimentos culturais locais.
O coordenador do Núcleo de Extensão Nordeste de Amaralina, Leonardo Telles, ressalta que “a realização desse cortejo artístico indica que o Centro de Formação em Artes, mais uma vez, está implicado em difundir, celebrar e afirmar a importância das conquistas sociais, culturais e políticas do povo baiano, através da arte”.
Sob o Sol da Liberdade contará com 19 alas, alinhadas com o que preconiza o Centro de Formação em Artes sobre os princípios da decolonialidade, trazendo para o foco de seus processos criativos e, portanto, apresentações artísticas, a importância de compreender outras histórias, dando voz e espaço a outras narrativas e novas perspectivas.