Neste sábado (31), o mineiro Gabriel Araújo, conhecido como Gabrielzinho, brilhou em sua segunda prova nos Jogos Paralímpicos de Paris, vencendo os 50 metros costas na classe S2 (atletas com alta limitação físico-motora). Com essa vitória, ele garantiu sua segunda medalha de ouro na competição.
Aos 22 anos, Gabrielzinho já acumula cinco medalhas paralímpicas em sua carreira, sendo três de ouro e duas de prata. Nos 50 metros costas, ele se consagrou bicampeão paralímpico.
Apesar de ser uma prova rápida, com apenas uma volta na piscina, Gabrielzinho se destacou desde o início, abrindo grande vantagem e completando os 50 metros em 50s93, sua melhor marca pessoal e um novo recorde das Américas. O russo Vladimir Danilenko, que competiu sob bandeira neutra, ficou em segundo lugar com 57s54, e o chileno Alberto Caroly Abarza Díaz terminou em terceiro com 58s12.
Responsável por quase um terço dos sete ouros do Brasil em Paris até agora, Gabrielzinho ainda competirá em mais três provas na Arena La Defense. No domingo (1), ele participa dos 150 metros medley na classe S3, e na segunda (2), nada os 200 metros livre, retornando à classe S2. Sua última prova será no dia 6, nos 50 metros livre, na classe S3.