O governo está empenhado em expandir o ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas, conforme prevê a Lei 10.639/03, informou Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial. Segundo a ministra, apesar dos 21 anos de vigência da lei, apenas 17% das instituições de ensino do país adotaram sua implementação.
Durante o programa “Bom dia, ministra”, transmitido pelo Gov, Franco ressaltou que omitir parte da história é prejudicial para a população negra. Ela destacou também os esforços do ministro da Educação, Camilo Santana, para tornar essa lei uma realidade nas escolas. A ministra mencionou ainda o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano, “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”, e afirmou que essa pauta reforça a visibilidade ao trabalho do ministério e aos movimentos negros.
No âmbito da promoção da igualdade racial, o governo lançou o programa Caminhos Amefricanos, que oferece intercâmbio entre países da América Latina e do continente africano para estudantes de licenciatura e professores. Segundo Anielle, o objetivo é que esses profissionais adquiram novos conhecimentos sobre a história e cultura desses países e os levem de volta às salas de aula.