Nesta segunda-feira (4), o Governo do Estado formalizou a autorização para a alienação da área no polo petroquímico de Camaçari, pertencente ao Estado da Bahia, à empresa BYD. Com essa medida, a gigante chinesa está oficialmente autorizada a iniciar a instalação do complexo fabril que produzirá veículos elétricos e híbridos na região.
O ato foi realizado após a BYD apresentar o projeto de empreendimento industrial para a área, demonstrando os impactos socioeconômicos, conforme previsto na legislação estadual. Segundo a Procuradoria Geral do Estado (PGE), o interesse da BYD foi divulgado publicamente, e nenhuma outra empresa apresentou um projeto econômico viável que demonstrasse competição e necessidade de seleção, o que caracterizou a inexigibilidade licitatória.
Em outubro de 2023, a empresa recebeu autorização para iniciar estudos ambientais e de viabilidade na área. O complexo fabril planejado produzirá veículos de passeio, caminhões elétricos e carros híbridos na Bahia. Além disso, a BYD fabricará chassis de ônibus e processará lítio e ferro fosfato, componentes essenciais nas baterias dos veículos elétricos.