Governo da Bahia inaugura Policlínica em Itaberaba

A mais nova policlínica contou com investimento de R$ 29,2 milhões e atenderá mais de 402 mil baianos.

A população de 23 municípios baianos passará a ter atendimento pelos serviços da Policlínica Regional de Saúde em Itaberaba. Então, esta é a 20ª unidade entregue pelo governador Rui Costa, que nesta sexta-feira (23) esteve acompanhado do senador Jaques Wagner e do vice-governador João Leão durante o evento de inauguração. Além disso, a mais nova policlínica contou com investimento de R$ 29,2 milhões e atenderá mais de 402 mil baianos dos municípios consorciados.

Com a abertura da unidade em Itaberaba, 367 dos 417 municípios baianos passam a ter a cobertura das policlínicas regionais. A previsão do governador é de que, até o final do ano, 100% dos municípios baianos tenham atendimento pelos serviços de policlínicas. “Até dezembro deste ano, estarão entregues todas as 25 policlínicas do projeto. O povo baiano já é apaixonado por esse modelo. Posso afirmar que essas unidades estão em pé de igualdade com qualquer clínica particular do Brasil. Estamos entregando, gratuitamente, serviços de alto padrão e de primeiro mundo para a população de diversas regiões, levando, assim, mais saúde para o povo pobre, da periferia e da zona rural”, ressaltou.

Ainda de acordo com Rui Costa, o Governo do Estado pretende instalar a 26ª policlínica regional no município de Ilhéus para ampliar a oferta desses serviços na região sul da Bahia. “Também estamos estudando a possibilidade de implantar outra unidade deste tipo na região de Feira de Santana, onde já existe uma policlínica”.

Investimento

As obras da Policlínica estavam sendo coordenadas pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur). O investimento foi distribuído entre obras, equipamentos, além de 9 microônibus e 5 vans para transporte dos pacientes. Dessa forma, a unidade oferecerá serviços ambulatoriais especializados e exames de alta complexidade.

Além do investimento para construir e equipar a unidade, o Estado também arcará com 40% dos custos para o funcionamento da policlínica. A divisão dos outros 60% será entre os municípios consorciados, proporcionalmente à população de cada um.

Sendo assim, fazem parte do Consórcio da Policlínica Regional entregue nesta sexta-feira os municípios Abaíra, Andaraí, Boa Vista do Tupim, Boninal, Iaçu, Ibiquera, Ibitiara, Iraquara, Itaberaba, Itaeté, Lajedinho, Lençóis, Macajuba, Marcionílio Souza, Mucugê, Nova Redenção, Novo Horizonte, Palmeiras, Piatã, Ruy Barbosa, Seabra, Utinga e Wagner.

Deixe um comentário