Nesta segunda-feira (6), o Governo do Estado anunciou a convocação de 3.953 universitários para o programa Partiu Estágio (Edital 01/2024). Os nomes dos selecionados estão disponíveis no site da Secretaria da Administração (www.ba.gov.br/administracao) e também serão enviados por mensagem pelo WhatsApp, com instruções para acessar o site BA.GOV.BR (www.ba.gov.br) e obter todas as informações necessárias para a contratação, incluindo os procedimentos, prazos e documentação exigida.
Dentre os selecionados, 1.726 vagas são para a capital e 2.227 para cidades da Região Metropolitana e do interior do Estado. Esta é a primeira convocação do Edital 01/2024, que oferece um total de 6.193 vagas para o Partiu Estágio, lançado em março deste ano.
Os estudantes selecionados serão notificados por mensagem via WhatsApp sobre a alteração do status no site do BA.GOV.BR. Eles devem acessar o site para conferir os próximos passos, incluindo os procedimentos, prazos e formas de entrega da documentação.
Os convocados devem entrar em contato com a unidade de Recursos Humanos do órgão onde irão estagiar, entre os dias 13 e 24 de maio de 2024, por e-mail ou telefone, para obter informações sobre a entrega da documentação exigida.
Os estágios serão realizados em 60 órgãos públicos estaduais, localizados em 233 municípios baianos, abrangendo estudantes de 123 cursos de nível superior. Os cursos mais representados são administração, pedagogia e direito.
O governador Jerônimo Rodrigues destacou a importância do programa para os universitários baianos, oferecendo oportunidades de experiência profissional. O programa também possui critérios socioeconômicos, priorizando candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e estudantes que cursaram o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral na rede privada. Além disso, 10% das vagas são reservadas para estudantes com deficiência.
O Edital 01/2024 ainda terá novas convocações para preencher todas as 6.193 vagas disponíveis. Os estágios têm duração máxima de um ano, com carga horária de 4 horas diárias e 20 horas semanais, exceto para estagiários com deficiência, que podem ser prorrogados. Os requisitos para participar incluem idade mínima de 16 anos, residência na Bahia, conclusão de pelo menos 50% da carga horária do curso de graduação e matrícula regular em instituição de nível superior no estado. O curso pode ser presencial, semipresencial ou a distância.