A portaria estabelece duas frentes para aferição de qualidade dos serviços.
Uma consulta sobre a portaria que vai tratar da qualidade dos serviços públicos digitais no âmbito dos órgãos e entidades do governo federal está aberta ao público. Até o dia 12 deste mês, as sugestões ao texto estarão disponíveis então na Plataforma + Brasil.
Sendo assim, a portaria estabelece duas frentes para aferição de qualidade dos serviços.
“O objetivo é garantir a participação dos cidadãos e dar transparência às opiniões dos usuários. Além de fornecer informações ao governo para melhoria dos serviços públicos ofertados à população. As experiências dos usuários com os serviços serão medidas em uma escala de um a cinco, levando em consideração critérios como prazo de atendimento e clareza das informações.”, explicou hoje (4), em Brasília, a Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia
Parâmetros
Já a definição de padrões de qualidade busca oferecer aos órgãos parâmetros para que seus canais de atendimento sejam simples e intuitivos. Além disso, as referências abrangem duas dimensões.
Dessa forma, a primeira diz respeito à conformidade dos serviços digitais com as diretrizes de transformação digital do governo federal. Já a segunda abrange aspectos da jornada percorrida pelo cidadão para acessar o serviço.
“O modelo de avaliação de qualidade dos serviços públicos coloca o cidadão no centro da política de governo digital. A sua avaliação da experiência com os serviços será o principal fator para analisar a qualidade da prestação dos mesmos pelos órgãos e ensejará planos de ação de melhoria”, disse o secretário de Governo Digital, Fernando Coelho Midtkiewicz.