Guarda Municipal inicia monitoramento das praias de Salvador

O objetivo é assegurar o ordenamento dos banhistas, coibir aglomerações e monitorar a reabertura desses espaços.

A Guarda Civil Municipal (GCM) iniciou hoje (21) a fiscalização das praias de Salvador após a reabertura anunciada pela prefeitura. O objetivo é assegurar o ordenamento dos banhistas, coibir aglomerações e monitorar a reabertura desses espaços, que acontece de forma gradual, mediante uma série de protocolos sanitários.

Dessa forma, denominada de “Devagar, Devagarinho”, a operação da GCM se estende por 50km de orla e envolve 60 agentes, 12 viaturas e 6 motos. A iniciativa substitui à operação Tira o Pé da Areia, que aconteceu entre os meses de março e agosto, quando as praias permaneceram fechadas.

Sendo assim, neste primeiro dia de reabertura das praias, diversos trechos litorâneos da cidade registraram baixo movimento de pessoas. Na Barra, entre o Farol e o Monumento do Cristo, por exemplo, o que se viu pela manhã eram poucos frequentadores, todos mantendo distanciamento tanto na faixa de areia quanto no banho de mar. Alguns foram orientados a colocar a máscara, que só pode deixar de ser utilizada no momento do banho.

As praias do Porto da Barra, Buracão e Paciência (as duas últimas no Rio Vermelho) permanecem fechadas, e as demais podem receber normalmente os banhistas sempre de segunda a sexta (exceto feriados), sem restrição de horário.

Deixe um comentário