O Hospital Municipal de Santa Cruz, no Rio Grande do Norte, improvisou uma embalagem de bolo como máscara de oxigênio para um bebê de três meses internado com suspeita de bronquiolite. A gestão do município informou que a unidade hospitalar não é especializada em urgência materno-infantil e, por isso, carece de equipamentos adequados.
Segundo o hospital, o bebê, de 3 meses e 20 dias, foi admitido na unidade no sábado, dia 08, com sintomas graves de desconforto respiratório, congestão nasal, febre, rinorreia, vômitos e diarreia. Após administrar a medicação, a equipe solicitou a transferência do bebê para um hospital com Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica. Enquanto aguardava a transferência, a equipe médica teve que improvisar.
A médica plantonista usou a embalagem de bolo para criar um leito semi-intensivo, atendendo à necessidade emergencial da criança até que a transferência para a UTI fosse possível.
Na manhã de terça-feira, dia 10, o bebê foi transferido para o Hospital Varela Santiago, em Natal, utilizando uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).