Ilê Aiyê abre inscrições nesta quarta (18) para seu 49° Festival de Música Negra

O Ilê Aiyê abriu, nesta quarta-feira (18), as inscrições para o seu 49° Festival de Música Negra, na categoria “Tema”. Os interessados têm até o dia 12 de novembro para participar. O tema do próximo carnaval do bloco é: “Vovô e Popó, com a benção de Mãe Hilda Jitolu. A invenção do Bloco Afro. Ah, se não fosse o Ilê Aiyê!”.

Isso porque, em 2024 o Ilê comemora 50 anos de história, sendo o primeiro bloco afro do país. “Serão as bodas de ouro de uma revolução do carnaval baiano. Foram os blocos afro que mudaram a face da música baiana e reafricanizaram o nosso carnaval. A direção do Ilê Aiyê resolveu contar novamente essa história, abordando outras perspectivas”, diz um trecho do texto assinado por Vovô, presidente da agremiação.

“Após contar e cantar essa narrativa nos 40 e nos 45 anos, vamos encerrar essa trilogia expondo os resultados alcançados ao longo desses 50 anos. Vamos levar para o Carnaval do próximo ano os ideais de Vovô e Popó, a influência de Mãe Hilda Jitolu e as histórias dos vários blocos que sucederam a criação do mais Belo dos Belos tanto aqui na Bahia quanto em outros Estados do país. Desejamos a todos boas músicas e mais um bom Festival de Música Negra do Ilê Aiyê que ocorrerá nos meses de outubro, novembro e dezembro”, conclui.

Para auxiliar os compositores, o bloco disponibiliza uma apostila digital, com informações a respeito do tema. As inscrições são gratuitas.

Deixe um comentário