Moradores de Itabuna aguardam regulação no fornecimento de água. Após a recuperação da rede elétrica no dia 10, a Estação de Captação de Água de Rio do Braço, no distrito de Ilhéus, pôde começar a reestabelecer o fornecimento da região.
Nas duas últimas semanas a Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa) teve problemas com as redes de energia elétrica nas estações de Castelo Novo no dia 4 de dezembro e em Rio do Braço, no último sábado (9).
As paralisações prejudicam o sistema de produção da água tratada, pois “cada hora sem energia elétrica, demanda 10 horas para chegar a produção ideal e iniciar a distribuição”, disse em nota o gerente técnico da Emasa, João Bitencourt.
Segundo a empresa de saneamento, a rede foi atingida por uma árvore de cerca de 18 metros de altura, que derrubou a fiação e três postes, na manhã de sábado (9). O sistema de captação de Rio do Braço ficou paralisado por conta do incidente, enquanto na Estação de Captação de Água em Castelo Novo, a interrupção foi feita pela Neoenergia Coelba no domingo (3) por mais de 12 horas.
“Depois de um trabalho intenso e que demandou um esforço muito grande, conseguimos recuperar a rede e restabelecer o fornecimento de energia elétrica para a Estação de Captação de Rio do Braço. Agora, vamos trabalhar para normalizar o quanto antes o abastecimento de água em Itabuna”, afirmou Bitencourt.