Em uma cerimônia realizada neste sábado (20), os moradores de Andorinha, no semiárido baiano, comemoraram a abertura do novo Colégio Estadual em Tempo Integral. O evento contou com um recital de poesia apresentado pelos alunos, marcando a inauguração da 45ª unidade de ensino integral desde 2023. Além disso, o governador Jerônimo Rodrigues entregou obras de pavimentação e investimentos em tecnologia para melhoramento genético de ovinos e caprinos.
Durante o evento, a estudante Emilian Nery, do terceiro ano, emocionou a plateia com um texto autoral sobre os novos espaços da escola. Representando a cultura rural, ela destacou a importância da escola para a comunidade, onde 70% dos alunos são da área rural.
O investimento na educação em Andorinha foi de R$ 13,8 milhões, com a ampliação e modernização da estrutura do colégio realizada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) em parceria com a Secretaria da Educação (SEC). O local conta com novas salas de aula, um teatro, restaurante estudantil, campo de futebol society, pista de atletismo e quadra poliesportiva coberta.
O governador explicou que o modelo de ensino integral visa proporcionar ferramentas pedagógicas diversificadas, conforto e alimentação de qualidade para os estudantes e professores. Além disso, ressaltou que o teatro estará disponível não apenas para os alunos do colégio, mas também para a comunidade.
Além da inauguração da escola, a população rural de Andorinha foi beneficiada com a entrega da segunda etapa do Centro de Reprodução de Caprinos e Ovinos. O investimento em tecnologias para melhoramento genético dos animais, realizado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), pretende beneficiar diretamente cerca de 1,1 mil agricultores familiares, aumentando sua produção de carne, leite e derivados.