Cerimônia foi realizada no Teatro Castro Alves (TCA) e também diplomou o vice-governador, senador e deputados eleitos neste ano
O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE) diplomou nesta sexta-feira (16) Jerônimo Rodrigues (PT) no cargo de governador do estado. A cerimônia foi realizada no Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador e contou com a presença de familiares de Jerônimo, que subiram no palco e receberam o diploma com ele.
O governador foi eleito no segundo turno das eleições de 2022, com 4.480.464 de votos, o que equivaleu a 52,79% dos votos. Ele é o primeiro gestor estadual autodeclarado indígena da Bahia e irá governar o estado entre 2023 e 2026.
A cerimônia de diplomação começou por volta das 17h e também reconheceu os outros eleitos do estado. Ao todo, foram 107. Entre eles, estavam o vice-governador Geraldo Júnior (MDB), o senador Otto Alencar (PSD) e os 63 deputados estaduais e 39 federais que venceram nas urnas.
A diplomação é uma cerimônia organizada pela Justiça Eleitoral. Com o ato, candidatas e candidatos eleitos e eleitas se habilitam ao exercício do mandato. A diplomação dos presidente e vice-presidente da República é de responsabilidade do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e aconteceu na segunda-feira (12).