Após 17 dias na China, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) desembarca neste sábado (15) em Salvador. A informação foi confirmada pela assessoria do petista ao Toda Bahia. O chefe do Executivo estadual já tem compromisso público na Bahia na segunda-feira (17), quando anuncia, em Feira de Santana, as ações do governo para a micareta que acontece no município entre 20 e 23 de abril – o ato será realizado no centro Cultural Amélio Amorim.
Jerônimo também acompanhou a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que foi até os Emirados Árabes. Com o petista estava fora do país, o vice Geraldo Júnior (MDB) assumiu a função de chefe do Executivo estadual – o emedebista teve o último compromisso oficial como interino neste sábado, em Salvador, ao inaugurar, ao lado do ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), obras de contenção de encosta no Engenho Velho da Federação.
Na China, Jerônimo avançou nas negociações com a BYD sobre a implantação de uma fábrica de veículos elétricos em Camaçari, num investimento previsto de R$3 bilhões. A montadora anunciou que está disposta a começar o projeto do zero, sem utilizar a estrutura deixada pela Ford, o que foi um novidade. Além disso, Lula garantiu apoio do governo federal para desenhar um projeto de incentivos fiscais visando estimular o segmento a partir de sugestões da empresa.
No último domingo (09), Jerônimo Rodrigues visitou duas linhas de produção da fabricante chinesa. A primeira, na cidade de Hangzhou, produz ônibus 100% elétricos, e a segunda, na cidade de Chengzhou, carros de passeio com a mesma tecnologia. Juntas, as unidades fabricam mais de 400 mil veículos por ano e empregam mais de 9.200 pessoas.
Mas, de acordo com fontes do governo baiano, o que não avançou da forma esperada durante a viagem foi a retomada das obras do VLT do Subúrbio Ferroviário, também a cargo da BYD, por meio de um dos braços da empresa, a Skyrail Bahia. O modal, que substituirá os trens já desativados, é 100% elétrico e transportará 172 mil pessoas por dia, dentro de uma região que abriga mais de 600 mil cidadãos.
Em 2019, o valor acordado para a implantação e operação da Fase 1 do sistema, um percurso de 21 estações e 19,2 km de extensão, era de R$ 1,5 bilhões. Antes do início das obras, porém, foi reajustado para R$ 2,8 bilhões. Três anos depois, a BYD assumiu a missão de operar a Fase 2 do projeto, um trajeto de cinco estações e mais 4,08 km, e o valor total subiu para R$ 5,2 bilhões. Jerônimo disse à imprensa que seriam necessários ajustes no contrato, mas que isso não tinha relação com o valor.
Outro projeto importante para a capital que foi tema da viagem à China foi a ponte Salvador-Itaparica. Jerônimo se reuniu com empresas que integram o consórcio responsável pela obra, cujo valor previsto já saltou de R$5 bilhões para R$9 bilhões.