O governador Jerônimo Rodrigues (PT) intensificou o diálogo com prefeitos da oposição e, nesta sexta-feira (31), retomou contato com o ex-deputado e prefeito de Cairu, Hildécio Meireles (União Brasil), após 20 anos de afastamento. Meireles é uma das principais lideranças do carlismo no Baixo Sul, e a reaproximação sinaliza uma estratégia do governo para fortalecer sua base na região.
Durante o encontro, que durou mais de três horas, foram discutidas obras e políticas públicas para Cairu. No entanto, a retomada do diálogo entre Meireles e o governo estadual reforça o trabalho de articulação política liderado pelo governador e por Adolpho Loyola, seu principal articulador.
Cairu foi o 52º município recebido por Jerônimo em seu gabinete em 2024. Além disso, o governador também se reuniu com prefeitos de Valença, Maraú, Wenceslau Guimarães, Piraí do Norte e Presidente Tancredo Neves, reforçando sua presença no Baixo Sul.
Com o resultado das eleições de 2022 e a recente movimentação política, o cenário na região pode sofrer mudanças. Importantes lideranças carlistas, como o ex-prefeito de Wenceslau Guimarães, Kaká, e o próprio Hildécio Meireles, têm se aproximado do governo. Dos 15 municípios do Baixo Sul, apenas Cairu ainda permanece na oposição, mas agora com um canal aberto para diálogo e possíveis parcerias com o governo estadual.