O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou neste domingo (21) que não buscará a reeleição. A declaração foi feita através de suas redes sociais, onde expressou suas razões para a decisão.
“Foi a maior honra da minha vida servir como seu presidente. E embora fosse minha intenção buscar a reeleição, acredito que é do interesse do meu partido e do país que eu renuncie e me concentre exclusivamente no cumprimento dos meus deveres como Presidente durante o resto do meu mandato”, escreveu Biden.
Nas últimas semanas, diversos membros do Partido Democrata já haviam sugerido que Biden deveria reconsiderar sua candidatura, temendo que ele não tivesse força suficiente para derrotar o ex-presidente Donald Trump nas eleições.
Entre os principais nomes cotados para substituir Biden na chapa democrata estão a vice-presidente Kamala Harris, os governadores Gavin Newsom (Califórnia), J.B. Pritzker (Illinois), Josh Shapiro (Pensilvânia) e Gretchen Whitmer (Michigan), além do secretário de Transportes, Pete Buttigieg.
O anúncio de Biden ocorre uma semana após uma tentativa de assassinato contra Trump e após a convenção do Partido Republicano que oficializou o ex-presidente como candidato dos republicanos.