A Prefeitura de Salvador, por meio da Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb), e a Ambev instalaram oito Centrais de Reciclagem nos circuitos do Carnaval. A operação será feita pelas cooperativas com o suporte da startup SOLOS. Portanto, até o final da folia, são esperadas mais de 100 toneladas de materiais coletados e mil catadores beneficiados.
As cooperativas selecionadas mediante chamamento público contam com investimento realizado pela Ambev e com o repasse direto de recursos que possibilitam melhoria na qualidade do trabalho e estimulam a coleta tanto das embalagens de alumínio, as famosas latinhas, e de plástico, como garrafas de água, sacos de gelo e invólucro de cervejas, através da política de bonificação por meta.
As oito centrais de reciclagem instaladas pelo Município funcionarão durante 24 horas. Cinco destas centrais estão posicionadas no circuito Dodô e outras três, ao longo do circuito Osmar.
Além de toda a estrutura montada para o cooperado, as centrais ainda tiveram o suporte financeiro da Ambev para aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPI´s). Também serão distribuídos sacos de ráfia aos catadores, de modo a facilitar a coleta pelo circuito.
A atuação dos recicladores nas Centrais não tem cobrança de taxa. Basta que eles efetuem um cadastro gratuito em uma das oito centrais para então receber os EPI’s e efetivar a compra e venda dos materiais.
Nos carnavais passados, os catadores se reuniam para coletar principalmente materiais de alumínio (latas de refrigerante e cerveja) devido ao alto valor agregado do resíduo. Este ano, a operação conta também com uma bonificação para os catadores que coletarem resíduos plásticos – de modo a incentivar a coleta segmentada e seletiva.