O presidente Lula (PT) revelou nesta quinta-feira (07) um plano de expansão da saúde na Bahia, que inclui a construção de três novas maternidades e três Policlínicas Regionais de Saúde. O anúncio foi feito durante a apresentação dos resultados do Novo PAC Seleções, abrangendo os setores de Saúde, Educação, Ciência e Tecnologia, e Infraestrutura Social e Inclusiva.
O plano prevê a distribuição de equipamentos de saúde para 197 municípios baianos, incluindo Policlínicas Regionais de Saúde, Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centros de Atenção Psicossocial (Caps), Unidades Odontológicas Móveis (UOM), maternidades, Centros de Parto Normal (CPN) e ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) encaminhou propostas para a construção de maternidades com Centros de Parto Normal em Amargosa, Valença e Serrinha, além das Policlínicas Regionais de Saúde em Remanso, Itapetinga e Camaçari.
O plano também contempla a construção de 165 UBS, sete Caps, quatro maternidades, quatro Centros de Parto, quatro Policlínicas, um Centro Especializado de Reabilitação (CER), uma Oficina Ortopédica e 54 unidades odontológicas. Estima-se que as obras e empreendimentos do Novo PAC Seleções beneficiem uma população de 12,7 milhões de baianos.