Em evento realizado na manhã de sexta-feira (16) em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que “o problema do Brasil são os ricos”. A declaração foi feita durante a entrega do Complexo Viário da Scharlau, e foi acompanhada por ministros e pelo governador do estado, Eduardo Leite (PSDB).
Lula ressaltou que o foco do governo é garantir que o dinheiro circule na economia, enfatizando que a prosperidade do país depende do consumo dos trabalhadores. “O problema do Brasil não é o povo pobre, trabalhador. O problema do Brasil são os ricos, porque o pobre, se estiver consumindo, a economia vai para frente e todo mundo vai viver bem nesse país”, afirmou o presidente.
Ele também destacou os avanços econômicos alcançados em sua gestão, incluindo a queda da inflação, o aumento da massa salarial e a valorização do salário mínimo. “A inflação está caindo, a massa salarial subindo, o salário mínimo aumentando, e o povo voltou a comer picanha e tomar cerveja. As coisas vão continuar acontecendo, a economia vai continuar crescendo”, disse Lula.
Além disso, o presidente anunciou que pretende ampliar a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5.000 até o final de seu mandato, reafirmando sua visão de que a carga tributária deve recair sobre os mais ricos. “Que paguem os ricos e não os pobres”, concluiu.