Nesta quinta-feira (31), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva repetiu exames de imagem devido à queda que sofreu em 19 de outubro, quando bateu a cabeça. Segundo o boletim médico do Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, o quadro de Lula permanece estável, e uma nova avaliação está prevista para os próximos três dias.
O incidente aconteceu no banheiro do Palácio da Alvorada, onde o presidente levou cinco pontos na nuca após a queda. Na ocasião, exames indicaram uma pequena hemorragia cerebral, que tem se mantido estável nas imagens de acompanhamento.
O boletim médico informa que o presidente “apresenta estabilidade em relação aos exames anteriores” e segue sem sintomas, devendo manter o acompanhamento clínico com um novo controle de imagem em breve. Lula está sob os cuidados de seu médico pessoal, Roberto Kalil Filho, e da médica da Presidência, Ana Helena Germoglio.
Por precaução, a equipe médica orientou que ele evite viagens longas. Com isso, o presidente cancelou compromissos, como a viagem à Cúpula do Brics na Rússia e a presença no segundo turno das eleições municipais em São Paulo. A agenda de viagens internacionais segue suspensa enquanto Lula permanece em Brasília.