O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, iniciou nesta terça-feira (18) uma série de compromissos oficiais com autoridades dos três poderes em Brasília. O primeiro encontro ocorreu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto.
Sob um forte calor na capital federal, Rebelo de Sousa iniciou sua visita revisando a tropa do Batalhão da Guarda Presidencial. Em seguida, subiu a rampa do Planalto, onde foi recebido por Lula. Juntos, os dois líderes acompanharam a execução dos hinos nacionais de Brasil e Portugal.
A visita ocorre no contexto da 14ª Cimeira Luso-Brasileira, que será realizada nesta quarta-feira (19), com a assinatura de diversos acordos bilaterais para estreitar a cooperação entre os países.
O primeiro compromisso da agenda foi uma reunião privativa entre Lula e Rebelo de Sousa no Palácio do Planalto. Em seguida, uma reunião ampliada abordará temas estratégicos para fortalecer a parceria entre Brasil e Portugal em diferentes áreas.
No período da tarde, o presidente português, acompanhado do primeiro-ministro Luís Montenegro, participará de uma cerimônia no Congresso Nacional. A delegação portuguesa será recebida pelo presidente do Congresso, Davi Alcolumbre (União-AP), e pelo presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB).