O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca neste domingo (4) para Santiago, no Chile, onde realizará uma série de compromissos como parte de uma visita oficial ao país. A agenda inclui reuniões políticas, participação em um fórum empresarial e a assinatura de diversos acordos bilaterais.
Na manhã de segunda-feira (5), Lula será recebido pelo presidente chileno, Gabriel Boric, no Palácio de La Moneda. Os dois líderes terão um encontro privado, seguido por uma reunião ampliada com suas equipes de governo, assinatura de acordos e uma declaração conjunta à imprensa.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores, ao menos 15 acordos estão prontos para serem firmados, abrangendo áreas como ciência e tecnologia, defesa, direitos humanos, comércio e investimentos.
Após o almoço, Lula será recebido pelos presidentes dos Poderes Judiciário e Legislativo do Chile. Ele também terá reuniões com representantes da Latam, maior companhia aérea chilena operando no Brasil, e com a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal). No fim do dia, Lula participará do encerramento do Fórum Empresarial Chile-Brasil, que contará com cerca de 500 líderes do setor público e privado para debater o comércio bilateral entre os dois países.
Na terça-feira, Lula deve se reunir com a prefeita de Santiago, Irací Hassler, e com o ex-presidente do Chile, Ricardo Lagos.