Neste domingo (3), às 11h, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitará a sala de monitoramento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na sede do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em Brasília. As provas do Enem 2024 estão marcadas para os dias 3 e 10 de novembro, com 4,3 milhões de inscritos, dos quais 1,6 milhão são estudantes concluindo o ensino médio.
A visita de Lula contará com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, e do presidente do Inep, Manuel Palacios. Em um vídeo nas redes sociais, o presidente deu orientações aos candidatos, destacando a importância de chegar cedo, portar um documento com foto e usar caneta preta de corpo transparente.
A aplicação das provas neste domingo começa às 13h30 e vai até as 19h. Os mais de 4,3 milhões de candidatos enfrentarão 45 questões de linguagens, abrangendo temas como língua portuguesa, literatura, idiomas estrangeiros, artes e tecnologia, além de outras 45 questões de ciências humanas, como história e filosofia. A redação também faz parte do exame, com instruções para ser escrita entre sete e 30 linhas.