O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) protocolou uma denúncia contra o McDonald’s, solicitando que a rede cumpra a Resolução da Anvisa, que exige a inclusão de informações sobre riscos à saúde em publicidades de produtos com altos teores de açúcar, gorduras e sódio.
Esses “alertas sanitários” devem aparecer em todas as promoções, inclusive em cupons de desconto. A denúncia, enviada à Vigilância Sanitária do Distrito Federal, destaca práticas da rede para incentivar o consumo, como a distribuição de cupons de desconto em plataformas digitais e aplicativos.
“Infelizmente, este é mais um caso de uma grande empresa lucrando à custa dos direitos e, nesse caso, até da saúde dos consumidores. Ao omitir informações sobre os riscos do consumo excessivo de nutrientes críticos, o McDonald’s falha em ser transparente com o público”, afirma Ana Maria Maya, especialista do programa de Alimentação Saudável e Sustentável do Idec.
Para a especialista, incluir alertas sanitários nas publicidades desses produtos garante o direito dos consumidores à informação. “Além das estratégias que chamam a atenção e promovem o consumo, os alertas permitem uma escolha alimentar mais consciente e informada”, completa.