Meteoro é visto em cidades do interior da Bahia

O fenômeno teve características semelhantes ao registrado em 19 de outubro.

Um meteoro que passou pela atmosfera da Terra na noite de segunda-feira (26). Este pôde ser visto de cidades da Bahia, entre elas, Ipirá, Itaberaba e Ituberá.

“Primeiro, sentimos um estrondo muito forte, seguido de um tremor. Estava na cozinha e os armários chacoalharam. Logo, todos estavam na rua se perguntando o que havia acontecido. Os grupos de WhatsApp lotaram de relatos de um clarão no céu, uma bola de fogo que o cortava e esse tremor forte em Ituberá e região. Cinco minutos depois já sabíamos que um objeto não identificado havia caído do céu entre o mar de Pratigi e Morro de São Paulo”, disse o produtor cultural Roberlan Araújo, morador de Ituberá.

Diante disso, o presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA) e integrante da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon), Marcelo Zurita, explicou que o fenômeno teve características semelhantes ao registrado em 19 de Outubro. Além disso, segundo o Zurita, mesmo com o barulho e o tremor, não há riscos para os moradores.

Ainda assim, há relatos do clarão em Ubaíra, Elísio Medrado, Wenceslau Guimarães e São Miguel das Matas, entre outros municípios. Dessa forma, com base nas imagens, a Bramon concluiu que o bólido teve uma trajetória predominantemente de leste para oeste. Neste caso, surgiu às 21h29 a cerca de 5 km acima de Taperoá, seguindo até cerca de 10 km de altitude sobre Burietá.

Deixe um comentário