A Micareta de Feira de Santana, na região turística dos Caminhos do Sertão, atrai milhares de feirenses, residentes de outros municípios baianos e turistas de diversas partes do Brasil. Iniciada na noite de quinta-feira (18) e com término previsto para domingo (21), a festa ocorre no circuito Maneca Ferreira e é considerada o primeiro e maior Carnaval fora de época do país, contando com o apoio do Governo do Estado e diversas secretarias, que oferecem atrações e serviços de qualidade.
Para facilitar a estadia dos visitantes, a Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) estabeleceu um posto avançado de atendimento ao turista em um ponto estratégico do circuito. Equipes fixas e móveis de agentes de informação e guias estão disponíveis para fornecer orientações sobre a programação da festa, a infraestrutura local e os atrativos da região do Sertão e outras áreas turísticas. Além disso, a pasta realiza uma pesquisa para entender o perfil dos visitantes e avaliar os serviços oferecidos na cidade durante o evento.
“Mais do que apenas promover a festa, nossa atuação começa antes da micareta, capacitando profissionais e empreendedores locais. Estamos focados em acolher os foliões visitantes, garantindo segurança e qualidade no destino. Os dados coletados na pesquisa nos ajudarão a entender o impacto econômico do evento no município e a planejar futuras ações”, afirmou o secretário da Setur-BA, Maurício Bacelar, que esteve presente na abertura da festa.
O setor turístico da cidade celebra o aumento nos negócios durante o período festivo. “Administro quatro hotéis e estamos completamente lotados para quinta e sexta-feira. Acredito que essa situação se repete em toda a rede hoteleira de Feira de Santana. Nossos hóspedes são tanto os que vêm para se divertir quanto os que trabalham no evento”, disse o presidente do Convention Bureau de Feira de Santana, Marcelo Souza.
“Minha expectativa é aumentar o faturamento em pelo menos 50%. Os visitantes de fora buscam lugares para se alimentar, principalmente durante o almoço. Por isso, meu restaurante estará aberto todos os dias”, complementou Franklin Macedo, proprietário de um restaurante.
Omar Pascoelho, bancário de Irará, veio curtir a micareta com sua família e elogiou a estrutura do evento. “Considero a festa muito segura. Estou aqui com minha esposa e nossa filha, aproveitando as atrações sem preocupações. Além disso, aprecio bastante Feira de Santana, uma cidade com ótimo custo-benefício”.