O Sisu é o programa do MEC para acesso de brasileiros a cursos de graduação em universidades públicas do país.
O Ministério da Educação estendeu para até 23 de fevereiro o prazo para a adesão das instituições públicas de educação superior ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O prazo é referente a oferta de vagas para o primeiro processo seletivo de 2021.
As inscrições, que tiveram início em 8 de fevereiro, tinham como prazo final o dia 12. Sendo assim, a assinatura do termo de adesão de cada instituição está disponível no sistema de gestão do Sisu, no site do programa.
“Essa alteração do edital de adesão ao Sisu, que será publicada no Diário Oficial da União (DOU), no próximo dia útil, apenas unificará os cronogramas, antes estanques, dos dois procedimentos previstos em edital, que são a adesão e a retificação, se for o caso, das informações constantes nos documentos de adesão. O prazo final desse último procedimento não foi alterado. Ele terminará também no dia 23 de fevereiro”, informou o MEC para a publicação.
O Sisu é o programa do MEC para acesso de brasileiros a cursos de graduação em universidades públicas do país. Portanto, as vagas são abertas semestralmente, por meio de um sistema informatizado. Dessa forma, com bom desempenho nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não ter zerado a redação, pode-se participar do programa.
Além disso, é de exclusiva responsabilidade da instituição participante descrever, no documento de adesão, as condições específicas de concorrência às vagas.