O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira (27) a expansão da distribuição da vacina contra a dengue para mais 154 municípios do Brasil. Até então, 521 cidades haviam sido selecionadas para receber as doses e iniciar a imunização contra a doença em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos na rede pública.
Os novos municípios contemplados estão distribuídos em diferentes regiões de saúde, incluindo Central (ES), Betim (MG), Uberaba (MG), Uberlândia/Araguari (MG), Recife, Apucarana (PR), Grande Florianópolis, Aquífero Guarani (SP), Região Metropolitana de Campinas (SP), São José do Rio Preto (SP) e São Paulo.
Além disso, cerca de 668 mil doses estão próximas do vencimento, previsto para 30 de abril. Para evitar o desperdício, o Ministério da Saúde elaborou um plano de redistribuição dentro dos estados, priorizando os municípios que ainda não foram contemplados.
Segundo Márcio Garcia, diretor do Departamento de Emergência em Saúde Pública e do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública para Dengue e outras Arboviroses (COE-Dengue), a redistribuição será regulamentada por uma nota técnica a ser publicada. O Distrito Federal e Mato Grosso do Sul, por suas particularidades, não precisarão de remanejamento, enquanto as doses dos demais estados serão concentradas no Amapá para facilitar a logística.
Além disso, o Ministério da Saúde recebeu uma nova remessa de doses da vacina contra a dengue, totalizando 930 mil doses. Parte delas será destinada para repor as que foram remanejadas, garantindo a continuidade da vacinação nos municípios. A distribuição seguirá a lista pactuada com representações de estados e municípios, priorizando as regiões contempladas. O objetivo é assegurar a imunização em locais com doses próximas do vencimento e dar suporte aos municípios que estão vacinando eficazmente.