Ministério da Saúde estende vacinação contra Influenza para todos a partir de 6 meses

Em um esforço para reforçar a proteção contra a gripe em todo o país, o Ministério da Saúde anunciou, neste 1º de maio, a ampliação da campanha de vacinação contra a influenza. A partir de agora, a vacinação é recomendada para todas as pessoas a partir dos 6 meses de idade. Essa medida representa um avanço na estratégia de imunização contra uma das doenças respiratórias mais comuns e potencialmente graves.

Em consonância com essa decisão, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) montou um posto de vacinação em frente ao Farol da Barra, na capital baiana, durante as comemorações do Dia do Trabalhador, para imunizar quem estivesse presente no local. A expectativa é aplicar cerca de três mil doses da vacina contra a Influenza, além da vacina Bivalente, que protege contra a Covid-19. Daiana Lima, de 41 anos, moradora de Salvador, aproveitou a oportunidade para garantir sua imunização. “Achei uma iniciativa excelente e aproveitei para atualizar meu calendário de vacinação. O governo da Bahia acertou em cheio”, comemorou.

Anteriormente, a vacinação contra a gripe era voltada principalmente para grupos considerados de risco, como idosos, gestantes, puérperas e pessoas com condições de saúde específicas. Segundo a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, “a decisão do Ministério de ampliar o alcance da vacina reflete uma análise cuidadosa da situação epidemiológica atual e da disponibilidade de vacinas”.

A secretária também destaca que, além de continuar vacinando os grupos prioritários, essa expansão visa reduzir os atendimentos ambulatoriais, internações e faltas ao trabalho durante os meses de outono e inverno, quando as doenças respiratórias são mais comuns.

De acordo com dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Bahia, somente em 2024, foram notificados 3.259 casos de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG) que resultaram em hospitalizações, um aumento de mais de 11,5% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Na Bahia, a cobertura vacinal contra a Influenza está em torno de 18,5%, com 886.592 doses aplicadas.

Deixe um comentário