Moradores de alguns bairros de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, foram surpreendidos por tremores de terra na madrugada desta segunda-feira (13). Relatos nas redes sociais descrevem residências balançando e barulhos intensos.
Em comunicado divulgado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, foi informado que os tremores foram sentidos em pelo menos quatro bairros. A causa apontada foi a acomodação de camadas rochosas subterrâneas, sem oferecer riscos adicionais à população.
Segundo o Observatório de Sismologia da Universidade de Brasília (UNB), foram registrados três tremores na Serra Gaúcha durante a madrugada. O primeiro, de 2,4 graus, ocorreu às 1h48 em Bento Gonçalves; o segundo, às 2h58, e o terceiro, às 3h03, ambos em Caxias do Sul, com intensidade de 2,3 graus.
Esses incidentes acontecem em um contexto em que o município enfrenta os desafios das chuvas torrenciais, que provocaram deslizamentos de terra e danos na cidade no último final de semana. Pelo menos nove pessoas perderam a vida, e uma está desaparecida. Um deslizamento de terra ocorrido nesta madrugada causou danos à adutora já afetada anteriormente, interrompendo o funcionamento da Estação de Tratamento de Água (ETA) Morro Alegre e deixando 52 bairros com fornecimento de água parcial ou totalmente interrompido.