O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que Elon Musk deve nomear um representante da sua empresa no Brasil, sob risco de a rede social ser suspensa no país. Em 17 de agosto, a empresa fechou seu escritório no Brasil, demitindo todos os funcionários.
Moraes deu um prazo de 24 horas para que um novo representante legal seja indicado no país. Se a exigência não for cumprida, o X será suspenso indefinidamente. “Como é uma situação inédita, ainda não se sabe qual será o procedimento adotado caso a suspensão ocorra,” comentou o especialista em redes sociais Antonio Gelfusa Junior em entrevista ao O GLOBO.
A sede da plataforma nos Estados Unidos vê as ordens de Moraes para remoção de conteúdos que promovem ódio, atos antidemocráticos e fake news como uma forma de censura. No início do mês, o X já havia divulgado um documento em que Moraes ordenava o bloqueio das contas do senador Marcos do Val (PL-ES) e de Paola Daniel, esposa do ex-deputado Daniel Silveira (PL-RJ).