Morre aos 83 anos a atriz e jornalista Vera Gertel

Atriz, jornalista e escritora, Vera Gertel faleceu aos 85 anos na última segunda-feira (19), no Rio de Janeiro. Ela deixa um filho, o roteirista Vinícius Vianna, e o marido, o jornalista e colaborador da Rádio Metropole Jânio de Freitas. Vera já estava internada desde que se sentiu mal ao retornar de uma viagem à Europa.

A jornalista dirigiu por muitos anos a revista Desfila e defendia que a publicação feminina poderia ser feita sem os clichês das produções voltadas para mulheres. Vera também lançou sua autobiografia, “Um gosto amargo de bala”, recordando a militância política e artística de sua geração. Filha de um judeu comunista, ela chegou a ser presa durante a ditadura militar.

Como atriz, Vera estrelou na primeira a montagem de “Eles não usam black-tie”, de Gianfrancesco Guarnieri, em 1958, no Teatro de Arena. Participou ainda de filmes e novelas como O acusador, exibida na extinta TV Tupi, em 1964.

Amigo da família, o âncora Mário Kertész lamentou a morte da atriz. “Convivi tanto com Vera quanto com Jânio. Aliás, conheci os dois no mesmo dia. E Vera se tornou também grande amiga de Eliana [Kertész], de meus filhos. Vera era uma mulher extraordinária”, disse durante a programação da rádio Metropole desta terça-feira.

Deixe um comentário