O papa emérito Bento 16 morreu neste sábado (31/12) aos 95 anos em sua casa no Vaticano, anunciou um porta-voz da Santa Sé. Em 2013, Bento 16 se tornou o primeiro pontífice a renunciar em 600 anos.
“Com pesar comunico que o papa emérito Bento 16 faleceu hoje às 9:34 no Mosteiro Mater Ecclesiae, no Vaticano”, disse o porta-voz. Segundo ele, Bento 16 deixou como último desejo que seu funeral fosse “o mais simples possível. Solene, mas sóbrio”.
No momento de sua morte, Bento 16 estava com seu fiel secretário, monsenhor George Ganswein, e com as quatro mulheres do movimento Memores Domini que cuidaram dele pelos quase dez anos em que viveu em Mater Ecclesiae, nos jardins do Vaticano, enquanto se revezavam para nunca deixá-lo sozinho.
No início desta semana, o papa Francisco pediu orações para seu antecessor que estava muito doente. O papa emérito recebeu o sacramento da extrema-unção na quarta-feira, quando seu estado de saúde já era grave.
O funeral de Bento 16 será realizado na próxima quinta-feira, com missa presidida pelo Papa Francisco na praça de São Pedro. A partir de segunda, começará o velório do pontífice emérito na Basílica de São Pedro, onde seu corpo permanecerá para uma última despedida dos fiéis até o dia 4 de janeiro.