Seis casos foram confirmados em Feira de Santana e outros dois em Camaçari
Uma cepa de dengue que ainda não havia sido encontrada na Bahia foi identificada em duas cidades do estado, segundo informações divulgada pela Secretaria da Saúde (Sesab) nesta quinta-feira (8). Após a descoberta, a pasta demitiu um alerta para a doença.
De acordo com a Sesab, a cepa é dengue sorotipo 2 (DENV-2) pertencentes ao genótipo II – cosmopolita. O material foi encontrado em oito amostras, sendo seis em pessoas residentes em Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador, e duas em Camaçari, na região metropolitana.
O alerta vale para os núcleos Regionais de Saúde e para as secretarias Municipais de Saúde do estado e orienta sobre a importância da detecção precoce de sinais e sintomas.
Conforme o alerta, este genótipo é o mais disseminado no mundo, no entanto não há ainda dados suficientes para associá-lo a maior transmissão e gravidade dos casos.
Dentre as recomendações contidas no documento, estão:
- A atualização e execução os planos municipais de contingência das arboviroses;
- Mobilizar e orientar a população sobre a situação epidemiológica local e as estratégias de prevenção e controle da dengue;
- Desenvolver ações de rotina no combate ao mosquito Aedes aegypti, como forma de conter a disseminação do vírus;
- Atualizar profissionais de saúde em todos os níveis de atenção da rede pública e privada sobre os sinais e sintomas da doença, diagnóstico, diagnóstico diferencial e manejo clínico adequado.