Embora a Bahia não esteja diretamente sob os efeitos da quarta onda de calor prevista para o país em maio, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta que as temperaturas no oeste do estado podem subir até 5ºC acima da média.
No último sábado (27), Barra registrou a temperatura mais alta da Bahia, atingindo 34°C. Até o dia 2 de maio, a máxima pode chegar a 37ºC. Em Barreiras, também na região oeste, os termômetros marcaram 33,1ºC no sábado, e a previsão é de que a máxima chegue a 37ºC.
A onda de calor é caracterizada pelo aumento de 5ºC na
temperatura média de uma região por pelo menos cinco dias consecutivos. Quando as temperaturas estão de 3ºC a 5ºC mais altas que o normal, considera-se que estão acima da média.
O meteorologista Glauco Freitas, do Inmet, aponta que uma massa anticiclônica persistente está causando a onda de calor em pleno outono. “Essa condição atmosférica ocorre quando há um bloqueio atmosférico no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, impedindo a chegada dos sistemas frontais que trazem chuva e temperaturas mais baixas para o centro do país”, explica.