OMS apresenta Sarah, avatar interativo com IA para aconselhamento de saúde

A Organização Mundial da Saúde (OMS) revelou, como parte das celebrações do Dia Mundial da Saúde, o lançamento do projeto Sarah. Trata-se de um protótipo de avatar interativo alimentado por inteligência artificial generativa, projetado para auxiliar as pessoas na promoção de sua saúde.

A Sarah (Smart AI Resource Assistant for Health) já passou por testes durante a pandemia de Covid-19 sob o nome de Florença. Agora, ressurgiu com um modelo de linguagem aprimorado, incorporando tecnologia mais avançada. Ela está disponível para interações com usuários 24 horas por dia, em oito idiomas: português, inglês, espanhol, francês, russo, hindi, árabe e mandarim.

Atualmente, a ferramenta fornece recomendações gerais, informações básicas ou sintomas associados a algumas doenças, mas consegue demonstrar empatia. Embora ainda se assemelhe a um robô, ela é capaz de balançar a cabeça e mover os olhos enquanto ouve.

A OMS reconhece as limitações do sistema atual e a necessidade de aprimoramento, mas optou por lançar a ferramenta prontamente para evitar que a tecnologia ligada a informações de saúde caia nas mãos de empresas com interesses comerciais e econômicos.

Deixe um comentário